Pages

Metodologia ou Tecnologia

A preocupação com o preparo dos professores para utilizar de forma adequada e de real significado educativo das TICs em sala de aula é eminente entre todos educadores e direção escolar.
A diferença entre os conceitos de tecnologia e metodologia torna-se gritante. E este “medo” de adequar o planejamento pedagógico tradicional ao novo paradigma reflete-se na pesquisa " Formação de gestores e educadores é apontada como obstáculo ao uso das tecnologias na educação" citada pela colega Lidiane Wrubel Lanius, disponível em seu blog.
As escolas atualmente têm a disposição em sua maioria de um único laboratório de informática e normalmente também apenas um datashow (projetor), e em minoria de lousa digital ou outras tecnologias. Desta forma, uma escola que dispõe de Ensino Fundamental e Médio, com um número elevado de turmas e alunos, precisa se adequar a disponibilidade destes espaços e equipamentos, dificultando ainda mais o trabalho do professor, que além de planejar uma aula empregando as TICs ainda precisa verificar a agenda da escola e se enquadrar nela.
Neste contexto gostaria de citar as palavras do autor José Manuel Moran, que trata da informática na educação e da educação à distância.
“A escola precisa partir de onde o aluno está, das suas preocupações, necessidades, curiosidades e construir um currículo que dialogue continuamente com a vida, com o cotidiano. Uma escola centrada efetivamente no aluno e não no conteúdo, que desperte curiosidade, interesse.” (MORAN, 2008, p. 01)

1 comentários:

Pitada de Chef disse...

Olá pessoal,
dei uma passadinha no blog de vocês.
Está maravilhoso, recheado de informações. Nem consegui ler tudo.
Bom trabalho para vocês!
Se quiserem conhecer meu blog é só entrar http://www.e-mamao-com-acucar.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 

Copyright © PROPE EDUCATOR. Template created by Volverene from Templates Block
WP by Simply WP | Solitaire Online