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Desafios à educação na era das TICs


Cíntia Cristina Lowe
Daiane Soares Valdameri
Taísa Soares Valdameri
Tarciso Flores Correa

As tecnologias e a pedagogia sempre andaram juntas no processo de socialização do conhecimento. Quer sejam tecnologias ligadas à era do computador, quer seja àquelas ligadas a terra.
Sob a ótica sociológica, diferentes mídias permeiam a produção do conhecimento assumindo papel preponderante em cada uma das fases da educação.
As inovações educacionais, portanto, decorrem da utilização dos avanços técnicos na produção do conhecimento (o que inclui as TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação). O grau de autonomia social criado com as tecnologias deve ser inserido no contexto acadêmico, uma vez que trará aos estudantes a consciência do saber pelo conhecimento da sociedade.
Todavia, as TICs não podem substituir o eixo pedagógico central da educação, agindo como uma estratégia: ferramenta pedagógica. Desta feita, as características do processo de produção do conhecimento são mantidas. Mas, ao mesmo tempo, há um contexto multifacetado que insere as TICs de forma multidisciplinar havendo uma melhoria e expansão do ensino.
Por estarem presentes e assumirem papel influente em todas as esferas da vida social a integração das TICs nos processos educacionais é de suma importância. O maior desafio da educação contemporânea é inseri-la neste contexto, cabendo à escola o papel de mediador deste saber.
Destaca-se, por oportuno, que a transformação da escola iniciada pelas TICs têm seu passo também no campo da educação à distância. Esta é uma das macrotendências da educação. Insere-se aí uma convergência de paradigmas que unificará o ensino presencial e à distância.
As TICs, portanto, têm papel unificador. Além de dar um outro enfoque ao planejamento para a produção do conhecimento, busca tornar homogêneo o ensino (quer seja presencial ou EAD). O maior desafio, portanto, é a aceitação das TICs como ferramenta eficiente e a transformação de sua utilização em um hábito, para tornar os ensinamentos de sala de aula assemelhados aos apresentados para os estudantes pela sociedade.



Obras consultadas
BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 78.
_______. A mundialização da cultura. Sociedade e Estado, 1994, vol. IX, nº 1/2.
BENAKOUCHE, T. Educação a distância: Uma solução ou um problema? Paper, Reunião anual da Anpocs, Petrópolis, 2000.
HABERMAS, J. “A técnica e a ciência como ideologia”. In: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção Os Pensadores)
LASCH, C. The culture of narci? Londres: Abacus, 1979 (trad. bras.: A cultura do narcisismo. São Paulo: Imago, 1983).

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