Pages

Pensando TICs: de estudante a professor@

Nós enquanto estudantes não tivemos oportunidades como nossos atuais estudantes, oportunidades como a disponibilidade de ferramentas e recursos como os laboratórios de informática, aulas de robótica, lousa digital, biblioteca com ótimo acervo, até mesmo salas de leituras e espaços específicos para realização de atividades lúdicas. Mas nossa experiência enquanto estudantes leva-nos a refletir a importância de nossa qualificação e dedicação quanto ao planejamento pedagógico, sempre abordando temas contemporâneos e interagindo com o espaço dialógico problematizador de nossos estudantes mesmo em fora de sala de aula. Atualmente a maioria de nossos estudantes tem a disposição uma gama de recursos tecnológicos fora do ambiente escolar, em casa ou em outros espaços públicos, e isso vem a identificar a necessidade de nós professores acompanharmos esta evolução e trazê-la para dentro da sala de aula, aproximando nosso estudante de seu ambiente atual e instigador. Eu, enquanto estudante, tive a oportunidade de trabalhar com a ferramenta LOGO, disponibilizada em curtos espaços de tempo em um pequeno laboratório de informática montado em ambiente não adequado para ministrar aulas básicas de informática. Neste período, de forma alguma imaginava eu ter um computador em casa, porém não demorou muito, em 10 anos eu já estava a utilizá-lo e com intenção de me aperfeiçoar o que me levou a cursar graduação de Sistemas de Informação. Este é meu exemplo, mas que pode ser facilmente levado à realidade de muitos nós professores. Atualmente esta ferramenta LOGO está muito aperfeiçoada, e com a disponibilidade de muitas outras, como citadas de exemplo a WEBQUEST e o HOTPOTATOES.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © PROPE EDUCATOR. Template created by Volverene from Templates Block
WP by Simply WP | Solitaire Online